A contabilidade é um instrumento de grande importância. Segundo Barros (2002, p. 01): “Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.”
A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, segmento e da sua forma de tributação.
O objetivo da contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários. Segundo Marion (2005, p. 26): “O objetivo principal, portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.”
A contabilidade mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões.
A cada ano a contabilidade vem evoluindo, proporcionando aos seus usuários informações com mais precisão através dos sistemas, patrimônio, contas a receber, contas a pagar. Com apenas um lançamento contábil no sistema de contabilidade, geramos os livros, diário e razão, balancete de verificação, coisa que no passado era meramente impossível nessa velocidade.
As demonstrações contábeis geradas pela contabilidade são de extrema importância para os seus usuários como:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício;
- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
- Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.
Existem informações que são difíceis de serem indicadas nas Demonstrações contábeis como, por exemplo: taxas de juros, mudança de critério contábil, taxas de depreciação do ativo imobilizado e etc. Essas informações são demonstradas nas Notas Explicativas.
Portanto, a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de tomada de decisões de pequenos e grandes negócios. Segundo Marion (2005, p. 01): “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”
Conheça nosso time da Akaicon e fique tranquilo com seus números.